Os 13 Porquês - Jay Asher [Livro]


A história de como fiquei sabendo desse livro é até interessante, estava voltando para casa depois das aulas e ao encontrar um amigo começamos a conversar, logo depois ele me apresentou sua amiga e ao conversamos sobre livros, ela me falou a sinopse deste aqui, fiquei tão curiosa que decidi ir conferir.


Os 13 Porquês - Jay Asher




* Ao chegar em casa após um dia cansativo de aulas, Clay Jensen encontra um misterioso pacote em frente a sua casa. Dentro há diversas fitas cassetes enumeradas, devido a sua curiosidade ele então decide ouvi-las e descobre que a voz nas fitas pertence a sua colega de classe Hannah Baker que cometeu suicídio duas semanas antes. O que será que contem nas fitas?

Título Original: Thirteen Reasons Why
Autor: Jay Asher
Páginas: 256
Editora: ATICA EDITORA
Ano: 2011

O livro tem sua divisão de capítulos de acordo com as fitas, a medida que você lê um é como se estivesse ouvindo uma fita.

Clay ao ouvir a primeira fita se assusta ao reconhecer a voz de Hannah, sua colega de classe de quem gostava e que faleceu precocemente. Ela explica que estas fitas serão enviadas a pessoas específicas e que em cada uma contará os motivos que a levaram a cometer suicídio. Cada um deve ouvir e passar adiante, caso alguém recuse, uma outra pessoa está a espreita para revelar tudo a todos da escola.

A partir daí o protagonista passa a entender como realmente era a vida da garota, como os outros a tratavam e zombavam dela muitas vezes. Compreendendo suas dores, angústias e frustrações. Hannah nos mostra como pequenos atos de pessoas próximas vão virando uma bola de neve em sua vida, uma ação resultando em várias consequências e que absolutamente ninguém conseguia enxergar o que realmente estava acontecendo com ela, portanto não teria ajuda alguma. Sendo que isso era o que mais precisava.

A cada motivo contado pela garota, Clay se sentia mais desnorteado e triste por não ter percebido e a ajudado. Se sentia arrasado por ter sido tão cego e não ter tido coragem de se aproximar de quem tanto gostava, talvez ele tivesse feito diferença em sua vida, impedido que ela tomasse essa decisão. 

Ao contar sua própria história, a garota nos faz refletir sobre como tratamos o próximo, o que muitas vezes é brincadeira de nossa parte para quem recebe não é. Como um mal entendido pode ocasionar uma série de eventos prejudiciais a pessoa envolvida e o quanto o ser humano pode ser egoísta em determinadas ocasiões.
Sem considerar seus sentimentos e interesses, alguns faziam uma série de brincadeiras estúpidas que deixavam Hannah mais deprimida e chateada.

Neste livro temos uma crítica dura ao bullying, pessoas sentem prazer ao menosprezar e humilhar determinada pessoa, só para se sentirem superior e quem sofre com isso se sente acuado, solitário e indefeso. O que para muitos é apenas brincadeira de adolescentes/jovens na verdade é algo cruel, diminuir alguém e fazer com que se sinta tão inferior deixa marcas profundas e em alguns casos pode ter resultados extremos.

O autor possui uma narrativa simples mas que consegue te fazer querer ler toda a história. Querer conhecer verdadeiramente os motivos por trás da decisão de Hannah e tentar compreender porque uma garota tomaria uma medida drástica sendo tão jovem. Jay consegue neste livro te fazer refletir sobre suas ações em relação as pessoas com quem convive.

Frases: 


" Escuto mais de perto.Ás vezes não tem ninguém em volta para mandar você ficar quieto...Ás vezes você precisa ficar em silêncio quando está completamente sozinho. Como eu,agora, neste instante. Shh. "   -Hannah Baker



" - Preciso que a coisa pare.- O que precisa parar?- Preciso que tudo pare. As pessoas. A vida."                                                       - Hannah Baker  

Eu super recomendo este livro, leiam e reflitam!


0 Faça seu comentário!:

Postar um comentário

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo