Um Amor para Recordar - Nicholas Sparks [Livro]


Nunca tinha lido algo do tão famoso Nicholas Sparks (quem é fã dele vai me achar um ser de outro mundo, rsrs), antes me sentia uma alien por nunca ter assistido o tão famoso filme Um amor para recordar que é baseado em um livro dele, só fui ver mesmo há pouco tempo atrás e claro que fiquei com muita vontade de ler a obra que inspirou a adaptação, finalmente tirei um tempinho para isso e sério, me senti mal por nunca ter lido antes.

Um Amor para Recordar

Um amor para recordar livro

Landon Carter sempre recorda de seu último ano na High Beaufort, o garoto que jurava já ter se apaixonado antes, não esperaria se encantar por Jamie Sullivan, a garota quieta que sempre andava com sua bíblia seguindo os ensinamentos que aprendeu com seu pai, o pastor da cidade.
Devido as circunstâncias, ele convida Jamie para acompanhá-lo no baile e após isso sua vida nunca mais foi a mesma.

Título Original: A Walk to Remember
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 186
Editora: Novo Conceito
Ano: 1999

Landon narra a história, conta-nos sobre sua família, como seu avô construiu o seu negócio, sua relação com seu pai que sempre foi complicada, não eram próximos porque ele sempre estava ausente mas sua mãe permaneceu ao seu lado e é uma mulher muito amável.

Nunca foi o tipo de garoto que se importava com os outros,os menos afortunados ou que se comprometesse a fazer algo pelo próximo, vivia sua vida sem muitas preocupações com o futuro, não considerava tanto a escola ou uma possível faculdade,

Mas devido a uma inusitada circunstância, a única pessoa que poderia ajudá-lo em um momento de "desespero" é a famosa filha do pastor da cidade, Jamie Sullivan. Após relutar e pensar diversas vezes se realmente não havia outra opção, ele a convida para o baile, Jamie sendo o tipo que nunca nega ajuda a quem quer que seja, aceita.

Posteriormente, Landon estando muito agradecido pelo que a garota fez não consegue dizer não quando a mesma pede para que ele interprete um papel importante na peça teatral da escola, mesmo desanimado passa a frequentar os ensaios e até a tentar decorar suas falas, até que no dia da apresentação dá o melhor de si para que tudo saia bem e se surpreende com o quanto Jamie está incrivelmente linda e com o quanto seus sentimentos pela quieta e sorridente garota, mudaram.
O sentimento que percebe é diferente de tudo que já sentiu por qualquer pessoa antes, o inevitável aconteceu, ele está apaixonado. Passa a se aproximar de Jamie e tentar descobrir se ela sente o mesmo. Quanto mais a conhece mais fica surpreso com o quanto é bondosa, gentil e acolhedora porem também é uma garota normal como as outras, com seus medos, preocupações e um desejo para o futuro.

Mas um certo dia, Jamie conta-lhe seu segredo. O mundo de Landon desmorona e pela primeira vez em sua vida ele anseia por um milagre, daqueles que todos dizem serem de fato obra de Deus. Inconformado com a cruel e dura realidade de sua amada, sente a necessidade de fazer algo por ela, ao procurar respostas ele encontra sua solução, algo que transformaria sua vida para sempre.

Minha opinião: Depois de ler, me senti envergonhada por nunca ter me dado a oportunidade de conferir esta triste porem linda obra do Nicholas, é o primeiro livro que li dele e já estou com vontade de ler outros (apesar de falarem que ele tem um certo probleminha porque em todos os seus livros, um personagem tem um destino triste), mesmo assim realmente lerei outros títulos do autor.
Um amor para recordar apesar de ser antigo consegue ser atual, é muito emocionante como Landon amadurece e passa a ver o mundo com outros olhos, o quanto seu amor por Jamie era puro e verdadeiro, ela o transformou, na verdade é mais correto dizer que o amor o transformou da forma mais bela e sincera que se possa imaginar. O que ele viveu ao lado da garota incrível que era Jamie Sullivan o marcou e deixou ensinamentos para toda sua vida, tornando-a inesquecível em suas memórias. Uma bela história de amor sempre merece ser lida, ainda mais quando temos algo tão magnificamente demonstrado, os sentimentos de London transbordam no livro (o que não senti quando vi o filme), por isso recomendo-lhes sem sombra de dúvidas este livro, é um dos que sempre lembrarei com carinho. É o tipo de leitura que te faz refletir, sobre o propósito de nossas vidas e a forma sobre como tudo está traçado de acordo com os planos de Deus e mesmo que não possamos entendê-lo, devemos confiar e ter fé, afinal Ele sabe de todas as coisas.

Frases:

" O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se sente ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
" Com a sua mão firme, ela me mostrou o quanto é importante ajudar os outros; Com a sua paciência e bondade, ela me mostrou qual é o real sentida da vida. (...)"
"O amor é como o vento. Não se vê, mas se sente."

2 comentários:

  1. Ah, fico pensando comigo mesma que tem várias resenhas que você fez de dramas que assistimos e que eu deveria ir comentar lá kkkkk Mas vi que fez a resenha desse livro e vim dar uma conferida.
    Acho que também foi o primeiro livro que li do Nicholas Sparks (se não foi o primeiro foi um dos primeiros) e há bastante tempo atrás, antes mesmo de ser publicado pela editora Novo Conceito aqui no Brasil. E nem tinha esse nome, era "Um ano inesquecível" (lembro que só fui descobrir o filme, porque comentei sobre o livro com uma amiga da escola e ela falou que era igual a um filme que ela tinha, descobrimos que era a mesma história, só que o filme tinha outro nome, o mesmo que usaram no livro agora)
    As histórias do Nicholas Sparks são sempre emocionantes. É exatamente como você colocou aí em cima, sobre os propósitos da nossa vida. Ele de muitas maneiras nos livros dele me fez repensar nisso. Várias vezes nos deparamos com situações difíceis, seja por mortes de pessoas que amamos, doenças ou mágoas e remorsos... As coisas nem sempre são como queremos (e não teria graça se fosse assim, né? rsrs), sempre tem os altos e baixos e devemos aprender a lidar com eles da melhor maneira possível por mais dolorosos que sejam.
    E é isso mesmo! Devemos confiar e ter fé: Deus escreve certo por linhas tortas ;)
    ~Tereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário. Este foi o primeiro livro do Nicholas que li, não sei exatamente o porquê mas sempre acabava adiando quando se tratava de ler algo dele, porém, finalmente li e escolhi um dos mais famosos. O livro é emocionante e passa mensagens lindas, daquelas que se deve sempre retransmitir, passar para a frente, para se tornar uma lição aos leitores e nesta história ele conseguiu isto. Concordo com cada palavra sua e gostei de você ter comentando um livro também, fique à vontade. ^^
      Quanto as resenhas de doramas, aos poucos tu comenta, hahaha.

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo