Sketch [K-Drama]


Todas as dorameiras gostam de sair dos clichês de vez em quando e hoje a trago a dica perfeita para tal ocasião! Se você curte tramas investigativas com direito a premonições sobre o futuro e doses de mistério, podem ter certeza que este aqui é o dorama certo, cheguem mais porque precisamos comentar sobre um dos enredos mais originais e interessantes deste ano!


Sinopse: Drama que mostra o destino e o amor de pessoas que lutam para mudar um futuro já determinado. Kang Dong Soo trabalha com a detetive Yoo Shi Hyun que pode ver três dias do futuro. Ela desenha o que vê e eles tentam capturar o assassino. Kim Do Jin é um ex-membro das forças especiais. Sua esposa grávida foi morta e ele planeja se vingar.
Gênero: Drama, Investigação, Ação, Policial, Premonição, Sobrenatural
Nº de Episódios: 16
Ano: 2018
Onde Encontrar: DramaFever (online), DramasKFan (download/online), Kingdom Fansubs (download/online), Fighting Fansubs (download/online)

Como eu amei acompanhar este dorama semanalmente mesmo quase morrendo de tanta curiosidade justamente por ter que esperar os episódios, sinto que preciso recomendá-lo devidamente, portanto trarei na resenha 5 motivos que fazem de Sketch um dos melhores doramas deste ano. Sério pessoal, o enredo soube surpreender e conquistar quem o assistiu tamanha a sua qualidade, então nada mais justo do que panfletá-lo aqui no blog. Pois bem, vamos às razões e enquanto leem o post já podem ir baixando os episódios na outra aba viu?!

1) Um enredo original que mescla investigação com premonição!

A trama de Sketch segue a história de Yoo Shi Hyun, uma policial que tem uma habilidade sobrenatural, algo que ela chama tanto de dom quanto de maldição, ela consegue prever o futuro, especificamente três dias adiante. Shi Hyun desenha esboços que representam o futuro, e a partir deles ao buscar entender o que eles representam, ela tenta impedir que as mortes das pessoas ocorram. Devido a um de seus esboços, ela entra em contato com o detetive Kang Dong Soo, o qual não mede esforços para capturar criminosos mesmo que se machuque fisicamente no processo. Dong Soo está noivo de uma promotora com planos para se casar em breve, mas um esboço da Shi Hyun ameaça o futuro planejado dele e os dois acabam se unindo para tentar evitar que o desenho se torne real. No início, Dong Soo não acredita muito nesta capacidade da moça mas, ainda assim decide correr o risco e tentar impedir tal evento desenhado. A partir daí, Dong Soo, Shi Hyun e a equipe que trabalha com ela se reúnem para buscar os reais significados por trás dos esboços e impedir o que ali está descrito. Eis que após inesperadas escolhas feitas por personagens e um conjunto de situações desastrosas, o pior acontece e Dong Soo não vê outra saída a não ser continuar ao lado da Shi Hyun e da equipe dela para através dos esboços conseguir as pistas que precisa para alcançar seu mais novo objetivo. Esta inesperada união os fará mergulhar em um mistério que cresce cada vez mais e a única forma de descobrir a verdade escondida no meio disto tudo é seguir os esboços da Shi Hyun, basicamente esta é a premissa da trama. 
E por que Sketch é tão bom? Simplesmente pelo fato de conseguir aliar algo tão interessante quanto a clarividência ao processo de investigação, a forma como os esboços representam pistas sequenciais de determinado futuro é incrível, os desenhos se conectam formando um cenário do que virá e o trabalho da equipe é descobrir como tudo se encaixa. Este é, sem dúvidas, o ponto de maior qualidade do dorama. Além de que, o ritmo é excelente, a trama consegue se manter no mesmo padrão do início ao fim, sempre interessante e atiçando a curiosidade do telespectador, consegue também emocionar devido a alguns acontecimentos dramáticos e surpreender ao ponto de deixar quem está assistindo pasmo com revelações e ações dos personagens. Ou seja, é um dorama HINO do gênero em questão e MERECE MUITO ser assistido pelos dorameiros que gostam deste tipo de enredo.

2) Personagens incrivelmente bem construídos!

Yoo Shi Hyun (Lee Sun Bin): A vidente!

Shi Hyun é da força militar, especificamente, cabo, e possui a habilidade de clarividência sendo capaz de prever o futuro por meio de seus desenhos, denominados por ela mesma como esboços. Muitos de seus esboços mostram a morte de pessoas e pelo fato de poder ver este futuro, ela sente grande responsabilidade pois tem um chance de evitar que o pior aconteça, então não mede esforços quando o assunto é impedir que o esboço se torne real, muitas vezes colocando sua própria vida em risco. Shi Hyun é uma garota forte, mesmo com inúmeros acontecimentos que poderiam tê-la deixado traumatizada ou tê-la feito desistir da vida, ela persistiu como uma verdadeira guerreira. Por sua personalidade tão determinada e forte, ela poucas vezes demonstra o quanto está sofrendo, mas isso não quer dizer que ela não se importa, pelo contrário, se importa muito mas prefere lidar com o sofrimento à sua maneira e sozinha.

Shi Hyun carrega um fardo pesado por ter que ver a morte de pessoas, por ter a oportunidade de talvez impedir que as mesmas aconteçam e com uma força surreal, ela consegue lidar com as emoções conflitantes que surgem devido ao fato de ver o futuro, e mesmo quando seus esboços se tornam real e só a culpa resta, ela ainda consegue se reerguer. A personagem é uma das mais memoráveis com a qual me deparei, fiquei impressionada com seus senso de dever e empatia para com o próximo, sua força emocional e mais do que tudo, sua coragem de arriscar a vida pelo que acredita. Shi Hyun surpreendeu em muitos momentos, seja com meras palavras de conforto e ensinamento principalmente ao Dong Soo, ou por simplesmente não desabar quando a situação exigia isso. Ela se manteve firme do início ao fim e mesmo com lágrimas nos olhos e toda a dor física ou emocional que estava sentindo, continuou lutando, buscando o que era correto. Palmas para esta mocinha! Amei ver a Sun Bin na telinha, e ela provou mais uma vez que se sai muito bem em tramas investigativas, confiram ela também na versão coreana de Criminal Minds.

Kang Dong Soo (Rain): Um detetive de personalidade forte!

Dong Soo é um detetive muito conhecido por sua personalidade forte, o tipo de homem que já chega pronto pra briga e busca incansavelmente seus objetivos. Devido ao esboço da Shi Hyun, Dong Soo e sua esposa são envolvidos no possível acontecimento futuro, então eles se unem para tentar impedir tal tragédia. Mas a vida proporciona surpresas infelizes e no fim, Dong Soo precisa continuar ao lado da Shi Hyun e de seus esboços devido a um acontecimento específico, a fim de conseguir alcançar seu objetivo pessoal.

A partir daí, vamos conhecendo o personagem, o inicial maluco detetive, se demonstra mais louco ainda, ele realmente não tem medo do perigo, está sempre preparado para que o pior aconteça e não deixa ninguém tentar impedi-lo de fazer o que ele acha que deve fazer. Dong Soo foi um personagem bem realista, os conflitos com os quais ele precisou lidar  e as situações que enfrentou colocaram-o à prova, fazendo-o precisar escolher entre o certo e o errado e ele surpreendeu com suas ações todas as vezes. Seu pavio curto, determinação e coragem foram marcantes e eu realmente fiquei impressionada com o prota, ele é inesquecível justamente por ser quem é e nem sempre temos uma impressão tão viva e realista de um principal, não é mesmo?! Rain foi perfeito para o papel e eu fiquei admirada pois o tinha conferido em uma mega comédia (Please Come Back, Mister) na qual ele me fez chorar de rir, aí chego neste dorama e ele me comove a ponto de me fazer sentir sua dor, isso que é ter talento para atuação!

Equipe de Investigação: Muitos mais do que uma equipe!

As duas pessoas que fazem parte da equipe da Shi Hyun são também da polícia, sendo o chefe responsável pela equipe o Moon Jae Hyun (Kang Shin Il), o qual exerce uma presença paterna para a moça já que ela perdeu seus pais e desde então cresceu sozinha, apenas com seu irmão mais velho como família. Moon a conheceu anos atrás e desde então, a ajudou a lidar com seus esboços, sempre ajudando-a da forma que podia, um companheiro de equipe, chefe e praticamente pai de coração.
A outra componente do time é a inteligente hacker Oh Yeong Shim (Im HwaYoung), responsável por escanear e descobrir ao que ou a quem os esboços se referem por meio do uso da tecnologia. Tenente Oh é uma moça de confiança que demonstra suas habilidades no computador várias vezes, além de ser uma espécie de amiga para a Shi Hyun. E assim como os demais personagens, Yeong Shim em certo momento da trama precisa fazer suas escolhas e também surpreende com suas decisões.
Temos também o irmão da Shi Hyun, o promotor Yoo Shi Joon (Lee Seung Joo), o qual é uma espécie de membro que faz participação especial na equipe, ele ajuda em alguns casos, principalmente nos que envolvam maior perigo à sua irmã pois ela é para ele a única família que restou. Os dois se dão muito bem e se apegaram um ao outro justamente por terem crescido sem os pais, eu amei a relação entre ambos e a forma como o enredo usou isso para surpreender o telespectador de variadas formas.

Jang Tae Joon (Jung Jin Young) & Kim Do Jin (Lee Dong Gun)

Não comentarei profundamente deste dois personagens pois, para mim, uma das melhores surpresas do início do dorama é justamente compreender quem eles são e quem eles se tornarão posteriormente. Os dois são extremamente importantes para o desenrolar do enredo e desempenham papéis que levam o telespectador a sentir raiva e repulsa por ambos, mas é impossível não se surpreender com a forte motivação de cada um, eles acreditam em suas verdades e buscam seus objetivos com base nisso.
Dentre eles, quem mais me marcou foi o Do Jin, por mais que ele tenha feito muitas coisas ruins, eu não consegui deixar de ter pena dele. Gente, ele sofreu muito devido a perda que teve e infelizmente, ficou cego por vingança para no fim descobrir algo bombástico. Aquilo me doeu. Eu fiquei mal por tudo que ele passou, sei que o moço fez muitas escolhas erradas mas o pior, para mim, foi descobrir no fim que ele poderia ter sido salvo desta jornada obscura e de seu sofrimento. Olha, difícil aceitar!

Todos os personagens de Sketch são muito bem construídos e possuem um tom assustadoramente realista. Os conflitos humanos que os personagens têm em certas situações, suas escolhas e posteriores ações descrevem nós seres humanos perfeitamente, somos um conjunto de emoções, pessoas que podem tomar o caminho certo ou errado por suas próprias razões que julgam ser a verdade naquele momento. De todos os doramas que já vi, este foi o que mais me marcou neste quesito, pois em muitas situações eu pensei em como me sentiria e o que faria caso aquilo estivesse acontecendo comigo.

3) Relações humanas entre os personagens retratadas de forma REAL!

Além de tudo isto que eu citei acima, uma das coisas que me fizeram amar Sketch foi a forma como a relação entre os personagens é desenvolvida. O time de mocinhos é unido por circunstância do destino, Shi Hyun e Dong Soo se conhecem por causa de um esboço e a partir disto precisam compartilhar mais e mais momentos trabalhando juntos para desvendar o mistério central da trama. A forma como os dois vão se tornando próximos e companheiros de time me encantou, e nem pensem que é romance explícito, é mais como um respeito e amizade mesmo, pois romance aqui não tem vez e Dong Soo ama outra.

Confesso que shippei sim porque eu vivo pra ver dorama e shippar, mas não vou lhes enganar, romance não tem vez, então se  torcerem pelo ship é por conta de vocês viu?! O fato é que Dong Soo começa a perceber todo o fardo que a Shi Hyun carrega e ela por sua vez, começa a perceber que ele também tem seu lado frágil, os dois acabam se ajudando em muitos momentos, inclusive acabam até sendo duros um com o outro dizendo umas verdades na cara, porém é isso que os aproxima tanto. Em certas ocasiões, o que a pessoa precisa é de um banho de realidade e não de palavras de conforto, e os dois estão ali para isso, de um jeito ou de outro.
O respeito e o companheirismo que surge, não apenas entre os dois, mas também entre todos da equipe é um dos pontos mais significativos do enredo. Tanto que quando certa tragédia ocorre, sofremos com eles. O fato é que as relações entre os personagens são também extremamente realistas, são humanas, cada um tem suas próprias razões e buscam seus objetivos, afetam a vida um do outro de alguma forma, há um laço que se cria entre todos os principais, tanto mocinhos quanto vilões, e acompanhar a avalanche de emoções destas relações me fez colocar este dorama na lista de favoritos.

4) Clímax SURPREENDENTE que leva à um final excelente!

O grande momento clímax e bomba da trama é o final do episódio 10, a revelação feita além de surpreender chocantemente deixa um tom maior de mistério, o qual é desvendado nos episódios posteriores e prova o quanto Sketch estava muito bem elaborado do início ao fim. Ainda há espaço para mais acontecimentos bombásticos e trágicos, personagens continuam buscando o que procuram e neste processo há perda, traição e dor.
No fim, o mistério principal se provou algo muito maior do que se pensara inicialmente, além de que, descobrimos que todos os personagens estavam conectados e que as escolhas feitas por cada um exerceram enorme peso nas vidas dos outros. Escolhas estas que também os levaram ao seus respectivos fins, e gente, conferir como tudo chegou ao seu "destino" foi incrível. Fiquei muito satisfeita com o término do dorama e espero realmente que tenha sequência pois aquele último episódio deixou um cheirinho de segunda temporada... Já quero pra ontem, JTBC!

5) Por que você realmente PRECISA assistir este dorama? Porque SIM!

Sketch é um dorama EXCELENTE e é isso, ou seja, este é o último motivo da resenha, portanto, assistam! Eu recomendo para todos que querem uma trama de investigação com um diferencial, neste caso temos uma mocinha que vê o futuro e essa mescla de trama investigativa com premonição deu muito certo. Não dei qualquer spoiler sobre episódios iniciais, muito menos finais, justamente para que vocês possam ser surpreendidos pelo dorama da mesma forma que eu fui. Pois bem, me emocionei e senti o coração doer no episódio 2, fiquei CHOCADA com certa revelação no episódio 10 (podem falar, vocês também né? Personagem que parecia estar ali apenas para exercer mera funçãozinha no enredo se tornou A SURPRESA da trama), quis chorar com certa despedida de personagem mas derramei uma pequena lágrima mesmo apenas no final, ou seja, emoções vivi. Sério, vejam este dorama, vale MUITO A PENA! Não deixem de comentar o que acharam deste drama e quem ainda não viu, aproveita e começa agora, abaixo deixo minha faixa preferida da OST. 

Faded - Sun Bee



6 comentários:

  1. Também amei esse drama Lu, me surpreendi em vários momentos e sofri junto com os personagens!Em relação a grande revelação do episódio 10, eu já tinha teorizado sobre isso, mesmo gostando muito do personagem desde do início, achei que tinha alguma coisa de errado, então não fiquei tão surpresa HAHA Mas como um todo o drama foi incrível e já se tornou um dos meus favoritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia <33
      Esse dorama surpreendeu mesmo, né?! Amei o enredo, desenvolvimento e personagens, estou com saudades dele agora, sabe?! Eu cheguei a cogitar, mas desisti da ideia imediatamente, pensei "eles não fariam isso, nada a ver" e eis que fizeram, fiquei CHOCADA :O Acho que jamais superarei essa revelação. hahahah Siim, entrou pra minha lista de favoritos também. Obrigada por aparecer aqui e volte mais vezes! :*

      Excluir
  2. Terminei de assistir esse drama hoje, e confesso que me surpreendeu desde do 1 episódio até o último. Ainda estou me recuperando da revelação do episódio 10 (realmente não suspeitava, imaginei outra pessoal...kkk...). Concordo plenamente com tudo o que vc descreveu desse drama, ele é excelente, cativante e surpreendente. Os atores são nota 10, o enredo muito bom, tudo foi se encaixando perfeitamente, eu gostei muito do final,foi bem satisfatório!! Poderia ter continuação, acredito que teve uma "deixa"... Rsrsrs... Obrigada pela sua resenha, pois só assisti esse drama porque vc me convenceu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! :D
      Essa revelação é um baita tapa na cara né? Eu fiquei bem assim também, pensando, sem conseguir me recuperar. Hahahaha Concordamos em tudo então! heheh Sim, os atores merecem nota 10 e tudo foi encaixável, eu fiquei surpresa com tamanha perfeição neste quesito. Sim, o final foi bom mesmo, eu só estou esperando ~tenho esperança~ que façam segunda temporada, amaria ver a sequência e acho que tem história pra isso. Sério? AH OBRIGADA! Saber que convenci alguém a ver o dorama por causa da minha resenha me deixa pulando de alegria! Muito obrigada pelo seu comentário e volte sempre!

      Excluir
  3. Ai, Lu. A cada resenha sua, é mais um dorama que vai pra minha lista! Otokeeee <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Virginia, bom saber disso, afinal aumentar a lista das dorameiras de plantão assim como eu aumento a minha é um prazer! hahaha' Se é pra sofrer por doramas que seja junto das amigas dorameiras né? haushaua'

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo