~KPOPANDO: Novembro


Finalmente liberada a penúltima playlist musical de 2019. Coloquem seus fones de ouvido e confiram o que rolou no kpop durante o mês de novembro.

LION - (G)I-DLE



Novembro começou de modo impactante graças ao single especial do (G)-Idle. Lion é uma faixa única, sua letra, melodia e conceito do musicvideo são fortes e marcantes. Basta ouvir a música para sentir sua vibração, sério. Não há como descrever em palavras, apenas cliquem no play e apreciem esse lançamento INCRÍVEL!

NOSTALGIC NIGHT - VICTON



Com seu novo álbum intitulado Nostalgia, Victon fez comeback em novembro. Nostalgia Night é uma faixa que possui uma letra triste e ritmo crescente com direito a electronic dance em seu refrão. E mesmo estes dois pontos sendo tão contraditórios entre si, o grupo conseguiu criar uma harmonia e transformar uma história triste na qual o intérprete sente constantemente a falta de alguém que ama em uma melodia que oscila entre calmaria e dinamismo. Curti muito e recomendo!

I LIKE THAT - LEE JIN HYUK



Falando em dinamismo temos aqui o debut solo do Lee Jin Hyuk, membro do UP10TION. I Like That é uma faixa interessante, pois consegue unir perfeitamente e sob medida sons sintéticos com rap bem estruturado. Gostei da forma como a canção se constrói e desconstrói com ritmos diferentes sem seguir qualquer clichê. Ouçam e entenderão perfeitamente o que quis dizer.

DRIP - HINAPIA



Falando em debut temos um novo girlgroup na área: Hinapia. O grupo é formado pela empresa Al Seul Bit Entertainment e conta com ex-integrantes do Pristin: MinKyung, Kyung Won, Yebin e Eunwoo, além da quinta integrante, Bada. Drip não é uma faixa tão memorável, mas consegue ser agradável e característica do kpop, o que lhe agrega valor, então confiram e comentem o que acharam.

YOU CALLING MY NAME - GOT7



Sinceramente, eu não tenho palavras suficientes para descrever a PERFEIÇÃO deste comeback. GOT7 se superou! You Calling My Name é uma faixa que cresce gradativamente sem qualquer pretensão, explodindo ritmicamente nos momentos certos, dosando melodia, sons adicionais e vocais da forma certa sem perder o clímax de cada um destes contextos. Além disso, ainda há um conceito e coreografia perfeitamente encaixados no contexto da letra. Um comeback EXCELENTE em todos os aspectos. Que HINO de música! AMEI! AMEI e AMEI!

DUMB - BVNDIT



Temos também comeback do BVNDIT. Dumb é um pop comum em sua constituição, porém um diferencial chamou minha atenção, a vibe latina que Kard trouxe e fez ficar no kpop. Para aqueles que gostam dessa mescla do pop coreano com nossa origem latina recomendo que cliquem no play imediatamente.

OTHER PEOPLE - AMBER LIU



Amber agora é solista dona de seu próprio nariz e a SM que se exploda, ou seja, estou realmente admirada e feliz por ela, afinal ter o poder de fazer sua própria música e ter seu próprio direito artístico como cantora deve estar sendo maravilhoso. Além disso, o conceito do musicvideo é um tapa na cara da sociedade coreana. "Homens coreanos, fiquem quietinhos e calados vendo uma mulher brilhar. Ahá!" Confiram!

MONEY - DAWN



Um debut que muitos kpoppers ansiaram ver era este aqui. Dawn, ex-integrante do Pentagon é agora o mais novo oficial rapper solista do kpop. Com Money, o moço mostra seu excelente vocal, além de uma coreografia e conceitos bem cheios de estilo. Eu curti a forma como a canção oscila entre pop e rap adicional, então recomendo que ouçam.

FLOWER SHOWER - HYUNA



Outra solista que sempre causa alvoroço e ansiedade entre os kpoppers quando anuncia comeback é a Hyuna. Desta vez, a moça não está sob produção da Cube Entertainment pois deixou a empresa este ano. O que felizmente não diminui em nada o talento e excelência da Hyuna como cantora solo. Flower Shower é uma canção que mistura pop e hip hop da forma que somente a Hyuna sabe fazer, além de ainda proporcionar um musicvideo visualmente atrativo cheio de flores e enquadramentos sob medida.

LOVE TALK - WAYV



WayV apareceu em novembro para lançar a versão em inglês da música Love Talk, música esta do mesmo álbum que Moonwalk sobre a qual comentei aqui mês passado. Love Talk é uma balada romântica com vibe hip hop que encanta por sua batida e construção como um todo. Vale ressaltar que a versão em inglês ficou excelente. Realmente curti e recomendo que cliquem no play e se permitam ouvir esta ótima versão.

ASTRONAUT - STRAY KIDS



Antes do lançamento de seu novo álbum Clé: Levanter, o qual será lançado em dezembro, Stray Kids presenteou os fãs com o musicvideo de uma das canções do álbum, a faixa Astronaut. Com uma mistura de pop e electronic dance com direito a sintetizadores que se encaixam perfeitamente na melodia, posso afirmar que esta canção é excelente à sua maneira. 

MIDNIGHT SUN - SEVEN O'CLOCK



Parece que os coreanos realmente se apegaram ao electronic dance ocidental e encontraram uma forma de encaixá-lo perfeitamente ao seu próprio estilo pop tal como podemos conferir em Midnight Sun. E claro, sem perder a velha fórmula do kpop, a boa coreografia, conceito visualmente atrativo no musicvideo e um bom rap.

HIP - MAMAMOO



Não é segredo pra ninguém que meu girlgroup preferido é Mamamoo e quando as meninas anunciam comeback, primeiro grito HINO depois escuto o single. Desta vez, não poderia ser diferente. Haha' Hip é uma faixa vibrante que traz hip hop e rap sob medida para explodir em um refrão empolgante que te fará querer dançar junto com as meninas. Além de, claro, como sempre trazer uma letra empoderada que causa aquela breve reflexão. Amo conceitos fortes, críticos e poderosos como este. Coloquem o fone de ouvido, aumentem o som e ouçam este MARAVILHOSO lançamento do meu quarteto.

BEAUTIFUL GIRL - WOOSUNG FEAT PENIEL



Quando eu acho que Woosung do The Rose não pode me surpreender mais e me matar de amores por ele, eis que o moço decide lançar uma outra faixa solo em parceria com o Peniel do Btob. Beautiful Girl é uma baladinha romântica encantadora e agradável aos ouvidos, recomendo.

CONGRATULATIONS - ERIC NAM FEAT MARC E. BASSY



Mais um solista fez comeback em novembro e é outro queridinho meu, Eric Nam. Se vocês ainda não conhecem este rapaz, parem o que estão fazendo e vão ouvi-lo AGORA MESMO. Congratulations é um pop bem trabalhado que conquista por sua vibe agradável e excelentes vocais, pois além da voz maravilhosa do Eric temos a participação do cantor Marc E. Bassy. Eric Nam é INCRÍVEL, sério. Vocês precisam ouvi-lo. E aproveitando a oportunidade, gostaria de dizer que aceito de presente um ingresso para o show dele aqui em São Paulo no mês de março de 2020. Quem quiser me dar esse presente de Ano Novo é só entrar em contato. Haha'

LIMITLESS - RAVI 



Em parceria com Sik-K e Xydo, Ravi do VIXX fez seu comeback solo. Limitless é uma faixa de hip hop perfeita para quem curte o gênero. O single não deixa a desejar em qualquer quesito quando se trata de honrar o gênero, tanto em construção de melodia, rap e conceito, o conjunto como um todo faz jus ao que se propõe a fazer e ser.

ULLALA - IN2IT



Quem também apareceu em novembro foi o grupo IN2IT com Uhllala: Poisoning. O single de comeback é um pop que une bem uma batida vibrante com sons adicionais no refrão, apesar de simples é algo agradável aos ouvidos e que merece view

BLUEMING - IU



Lançando seu novo álbum intitulado Love Poem, IU novamente encantou em todos os aspectos. Blueming é um pop leve, doce e divertido, aquele perfeito para ouvir e animar o astral, aquele que te encanta por ser completamente agradável aos ouvidos e a voz apaixonante da cantora só o torna ainda melhor. 

ABOVE THE TIME - IU



Além de Blueming, IU também presenteou os fãs com o musicvideo de outra faixa do mesmo álbum, Above the time. Esta por sua vez é uma balada romântica mais contida e suave, a qual exige mais de seu vocal, o que a moça faz com maestria. O mv conta também com a participação especial do ator Lee Hyun Woo conhecido por seu trabalho nos dramas To the Beautiful You, Moorim School e The Liar and His Lover.

WANNABE - GOLDEN CHILD



A tendência do kpop em usar como base electronic dance está em alta e Golden Child soube aproveitar a "modinha" da melhor forma. Com boa coreografia, conceito clássico, mas envolvente e um ritmo que empolga, Wannabe se torna mais do mesmo e merece ser recomendada, cliquem aí.

BEING LEFT - ZICO 



Em parceria com Dvwn, Zico lançou o single Being Left, faixa que faz parte da segunda parte de seu novo álbum Thinking. O título da vez é melancólico e triste, a própria letra demonstra isso e a vibe, e conceito também apontam que Being Left é uma canção mais pessoal e triste, o que não a torna menos interessante, pelo contrário.

AS YOU WISH - WJSN



O comeback do WJSN ficou por conta de As You Wish, faixa que compõe o mini álbum de mesmo nome. Tal como o próprio nome, o conceito apresenta as meninas em ambientes que nos fazem lembrar de desejos, e nada mais alegre que isso né. Afinal, desejar, fazer um pedido, é algo que nos enche de alegria e esperança de conseguir o que quer. E é exatamente este sentimento que o musicvideo traz, e a vibe da música é divertida e alto astral tal como deveria ser.

BLUE FLAME - ASTRO



Não preciso dizer nada sobre Blue Flame só precisam saber que ao ouvir a música uma vez sentirão a vontade imediata de ouvir novamente porque o ritmo é tão envolvente que você sente necessidade de clicar no replay. Gostei bastante do conceito do musicvideo e da construção da música, uma faixa que realmente empolga e merece ser recomendada.

THIS IS YOUR DAY - SMTOWN



Fim de ano é aquele momento de renovar as esperanças, reunir bons sentimentos, refletir sobre o ano que passou e deixar mensagens de fé e amor para o novo ano que irá se iniciar. É neste clima que vários artistas da Sm Entertainment se reuniram e lançaram o single This is Your Day para a campanha da Unicef. Dentre os artistas temos a solista BoA, Siwon do Super Junior, Suho do EXO, Sunny do Girls Generation, e outros.

ORGEL - SUNGMIN



Lançando seu primeiro mini álbum intitulado Orgel, SungMin do Super Junior também lançou o musicvideo de seu single promocional, o qual carrega o mesmo nome de seu álbum. Orgel é uma faixa balada romântica que faz uso do violão como base na melodia para encantar os corações dos ouvintes. Os fãs devem ter amado este presente do moço em pleno fim de ano né. Para quem não perde uma música romântica, recomendo que ouçam esta aqui.

COME SEE ME - AOA



Quem também fez comeback em novembro foi o AOA, agora com apenas cinco integrantes. Come See Me é uma faixa pop com uma vibe cheia de energia, do tipo que empolga no refrão. Se você curte girlgroup em conceito charmoso com direito a pop com ritmo alto astral, certeza que irá curtir este comeback.

OBSESSION - EXO



Claro que o comeback mais ansiado por mim no mês de novembro era o do EXO, mesmo o grupo estando incompleto pois Lay continua na China, e Xiumin e KyungSoo se alistaram para cumprir o serviço militar coreano. Te odeio exército coreano! Obsession é uma faixa de hip hop e rap que mescla elementos únicos, além de um conceito badass que traz o EXO contra ele mesmo. Além da faixa principal ser tão diferenciada, o álbum como um todo é bem diversificado, mas tem uma uniformidade inesperada ao unir as faixas mesmo elas sendo todas tão diferentes entre si. Não esperava menos do meu grupo, e só achei realmente uma pena não estarem todos presentes neste retorno. #SaudadesOTP9

ANGEL OR DEVIL - TXT



Como presente para seus fãs, o TXT lançou mais um musicvideo para promover seu novo álbum lançado mês passado, The Dream Chapter: Magic, com o single Run Away. A canção da vez é Angel or Devil, a qual possui uma vibe que conquista "à primeira ouvida", e com certeza você irá querer ouvi-la até o fim. A batida mescla hip hop com pop de uma forma interessante e agradável. Curti.

HARD TO LOVE - ONE



O rapper e ator One também retornou em novembro com o single Hard to Love. Como o próprio nome da música diz, o cantor narra como é difícil amar. Outro ponto interessante é a melodia em si que proporciona uma vibe mais melancólica através de uma batida contida de hip hop, algo interessante e recomendável para se ouvir.

COME - NEWKIDD



Acho que o mais interessante é a forma como a música é construída, pois Come é uma mistura de sons e toques adicionais que soam enigmáticos, diferentes e ao mesmo tempo, excelentes. É como se fosse uma bagunça que inesperadamente, deu certo. Não sei explicar detalhadamente até porque entendo vários nadas de música, mas aposto que entenderão o que quis dizer quando ouvirem a canção. Depois comentem o que acharam, ok?!

TOUCHIN' - KANG DANIEL



Kang Daniel também deu as caras em novembro e presenteou os kpoppers com a excelente Touchin', a qual traz uma melodia apaixonante com vibe disco e uma leve referência ao rei do pop Michael Jackson. Olha, este rapaz merece muito reconhecimento então cliquem agora mesmo neste musicvideo!

FEVER - J. Y. PARK FEAT SUPERBEE, BIBI



J. Y. P realmente sabe fazer música né. Eis que cliquei em Fever sem esperar muito e inesperadamente, fui embalada pelo ritmo da canção. Se vocês gostam de músicas divertidas e alto astral podem clicar no play agora mesmo porque esta parceria musical entre o JYP, Superbee e Bibi é uma ótima dica. Ah! O musicvideo conta com a participação da atriz Cho Yeo Jung que atuou recentemente em Beautiful World.

FAKE & TRUE - TWICE



E como Twice quer mesmo se estabelecer também no mercado musical japonês, as meninas lançaram Fake & True. Uma faixa dance e disco que traz o melhor do vocal delas e foge um pouco dos chicletes costumeiros do grupo, o que não torna a faixa menos interessante, pelo contrário. Curti.

BALLOON - ZICO



Encerro o mês com o single Ballon, o qual pertence ao álbum Thinking Part. 2 tal como Being Left também comentada neste post. Ballon é uma faixa lenta, reflexiva e com letra triste, o que a torna mais significativa. Destaco também que nesta canção podemos conferir a excelente voz do Zico, então recomendo que ouçam.

Esta foi a aguardada playlist do mês de novembro e também o último post do ano de 2019. Mas não estranhem porque no início de 2020 logo postarei a playlist referente ao mês de dezembro e como meta para o ano que vem tentarei manter esta categoria sem atrasos. Lembrem de conferir esta playlist musical no spotify e youtube. Desde já, agradeço a todos que acompanham o ~KPOPANDO e outras categorias do MDUGS, desejo-lhes um FELIZ 2020 repleto de bons momentos, conquistas e realizações. Feliz Ano Novo!

2 comentários:

  1. Começamos bem Novembro com (G)I-DLE, adorei LION uma das minhas favoritas do mês, sem dúvida se tornaram um dos meus girlgroups favoritos

    YOU CALLING MY NAME - GOT7, retorno em grande estilo do grupo, melhor single deles no ano, espero que GOT7 volte a velha forma que consagrava eles.

    OBSESSION - EXO, não foi dessa vez ainda que super curti um single do EXO, mesmo esse anoo eu ter "descoberto" um integrante que realmente me fez gostar após o debut solo do Baekhyun.

    Me surpreendeu NOSTALGIC NIGHT do VICTON, curti bem, quase que entra no meu top desse mês. Não tinha como deixar de fora DRIP da HINAPIA, batida bem forte com o seu refrão e DUMB da BVNDIT, boazinha tmb. WANNABE do GOLDEN CHILD, achei boa.

    HYUNA e DAWN começando vida nova,curti mais a primeira que já é consolidada, do DAWN espero que venha coisas melhores

    LOVE TALK - WAYV e ASTRONAUT - STRAY KIDS, vieram com aspectos parecidos, músicas leves e boazinhas de se ouvir.O tiro definitivo do STRAY KIDS vai vir em dezembro.

    Não tem como deixar de enaltecer esse comeback da MAMAMOO com HIP, realmente por todos os aspectos é o melhor girlgroup da atualidade.

    FEVER - J. Y. PARK FEAT SUPERBEE, BIBI, bem interessante. o JYP era um cantor mto famosos nos anos 90 né? E depois se tornou o dono da gravadora que leva o seu nome que é uma das maiores e uma das que mais faz comebacks (explora seus artistas), realmente não é pouco não.
    A performance dele e das MAMAMOO dominaram o MAMA desse ano (sem contar BTS) sem dúvida

    AS YOU WISH - WJSN, BLUE FLAME - ASTRO, ANGEL OR DEVIL - TXT e COME SEE ME - AOA fizeram bonitos com seus respectivos comebacks.

    FAKE & TRUE - TWICE com o lançamento do full álbum em japonês é para estabelecer o TWICE sem dúvida nenhuma por lá, mais uma música do estilo maduro delas.

    Curti as recomendações solo ERIC NAM, RAVI, ONE e BALLOON do ZICO.

    TOUCHIN' com o KANG DANIEL, não curti tanto qto o debut dele, mas não fez feio, pena o que infelizmente acontece com esses Idols, ele ganhou um Music Show com essa música, parece que "fãs" não concordaram e começaram a deprecia-lo tanto que ele encerrou as promoções do single por stress e interrompeu a carreira por tempo indeterminado. Por esse ódio todo da internet que acontece os casos de suicídios mais frequente pela Coreia do Sul com esses Idols.

    IU - BLUEMING, sem dúvida a maior artista feminina. Olha que não escutei mto BLUEMING assim que estreiou, fui escutar mais em Dezembro e me apaixonei, se tornou uma das minhas favoritas


    Happy New Year e concerteza nos encontramos no ano que vem para ver mais músicas por aqui, agradeço imensamente todo o trabalho e carinho que fez todas as colunas durante esse ano de 2019, sabemos que não é algo fácil de conciliar, principalmente tendo visa pessoal, trabalho, estudo, etc. Todo esse trabalho faz mta gente feliz, pode ter certeza disso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAMAMOO RAINHAS! <3
      Sim, JYP foi super famoso na década de 90 ^^
      Eu que agradeço por sempre estar presente apoiando a categoria e o blog, isso me anima e incentiva. OBRIGADA!

      Excluir

Sua opinião também é importante. Comente!



Topo